BMcar Online
Social media
Política de Privacidade: Na BMcar compreendemos que a utilização dos seus dados pessoais requer a sua confiança. Estamos sujeitos aos mais elevados padrões de privacidade e apenas iremos utilizar os seus dados pessoais para finalidades claramente identificadas e de acordo com os seus direitos de proteção de dados.
A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das nossas principais preocupações.
A presente Politica de Privacidade estabelece a forma como a BMcar utiliza os dados pessoais dos seus clientes e dos seus potenciais clientes no mercado português e é composta pelas seguintes secções:
Que empresas compõem a BMcar
A BMcar é um grupo empresarial que integra a Beyond Motors Car – Comércio e Distribuição de Automóveis, LDA., com sede na Avenida Barros e Soares EN 101, 4715-214 Nogueira, Braga; a Beyond Motors Car II – Comércio e Reparação de Automóveis, SA., com sede na Rua da Calçada, Mariz, Apartado 591, 4754-909 Barcelos, e Beyond Motors Car – Rent a Car Unipessoal, Lda., com sede na Rua António Cardoso, nº 301, 4150-082 Porto.
Quem é responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais
A BMcar é responsável pelo tratamento dos dados pessoais que recolha através do presente website www.bmcar.pt e pelos dados pessoais que forneça diretamente ou pelos que a BMW Portugal nos transmita em relação às suas aquisições de produtos e serviços.
Como é que recolhemos os seus dados pessoais
Os seus dados pessoais serão recolhidos e tratados pela BMcar nas seguintes situações:
Caso nos tenha dado o seu consentimento para comunicações promocionais e pesquisas de mercado baseados no consentimento (submissão do formulário https://campanhas.bmcar.com.pt/formulario-consentimento/ ou preenchimento da Declaração de Privacidade de Dados, aquando da adquisição e/ou utilização de um dos nossos produtos e serviços.
Caso disponibilize dados pessoais em nome de outra pessoa deverá assegurar-se que, antes de fazê-lo, essa pessoa leu a presente Politica de Privacidade.
Se tiver menos de 16 anos por favor não nos disponibilize os seus dados pessoais a menos que tenha autorização dos seus pais ou tutores para fazê-lo.
Por favor ajude-nos a manter os seus dados pessoais atualizados. Para estes efeitos deverá informar-nos de alterações aos seus dados pessoais, em particular alterações relativas aos seus dados de contacto.
Que dados pessoais podem ser recolhidos
Para que finalidades e com que fundamento podem ser utilizados os seus dados pessoais
Os dados obtidos no contexto da celebração de um contrato ou prestação de um serviço são tratados para as finalidades abaixo identificadas.
Nos termos do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) a utilização de dados pessoais tem de justificar-se ao abrigo de, pelo menos, um fundamento jurídico para o tratamento de dados pessoais. Pode consultar mais em baixo a explicação sobre o âmbito de cada um desses fundamentos:
A. Cumprimento de obrigações contratuais no âmbito da venda, manutenção e reparação de viaturas (Art. 6º, n.º 1, al. b) do RGPD)
A BMcar recolhe, trata e utiliza dados pessoais no âmbito dos processos de vendas, manutenção e/ou reparação.
No âmbito dos processos de venda, os dados pessoais são utilizados pela BMcar e/ou pela BMW Portugal para gerir a aquisição da viatura, para a realização de test-drives ou para transferência de informação relativa à venda efetuada.
Para efeitos das finalidades ora descritas, são tratados os seguintes dados:
A BMcar e a BMW Portugal usam os seus dados pessoais para efeitos de administração do contrato (por exemplo, para efeitos de pedidos de cotação, pedidos de encomenda, pedidos de reparação/oficinais, agendamento de Serviços, BMW ConnectedDrive) ou para dar resposta a qualquer pedido que tenha efetuado (por exemplo, ofertas, pedidos de test-drive). No que respeita a todas as questões relativas à administração do contrato, incluindo inquéritos de satisfação relacionados com follow-up de serviço, e/ou resposta a pedidos efetuados, iremos contactá-lo independentemente de qualquer fundamento de legitimidade autónomo, por exemplo por escrito, telefone, serviços de mensagem, e-mail, dependendo do tipo de contacto que tenha especificado (se aplicável).
No âmbito dos processos e/ou serviços de manutenção e reparação realizados na BMcar são utilizados equipamentos de diagnóstico e programação, equipamentos que permitem a leitura de chave no local ou remotamente, no caso de um agendamento (via Remote Keyreader). Estes dados são tratados e utilizados no Reparador por técnicos qualificados tendo em vista o diagnóstico e reparação de quaisquer avarias. Os dados técnicos relativos à viatura consistem essencialmente em:
A BMW Portugal pode aceder a esta informação tendo em vista apoiar os Concessionários e Reparadores Autorizados em questões técnicas, ou outros desafios, com que estes possam deparar-se no decurso da prestação dos seus serviços.
B. Assistência ao Cliente (Art. 6º, n.º 1, al. b), c), f) do RGPD)
A BMcar e a BMW Portugal utilizam os seus dados pessoais para a administração do contrato (por exemplo, para encomenda de viaturas, ordens de reparação/oficinal, marcação de serviços, BMW ConnectedDrive) ou para resposta a pedidos que tenha formulado (por exemplo, pedido de proposta, pedido de test-drive, dúvidas e reclamações). Para efeitos de administração do contrato ou de resposta aos pedidos formulados, iremos contactá-lo (sem necessidade de fundamento autónomo), através do canal de contacto que tenha especificado, se aplicável.
Iremos igualmente contactá-lo caso a sua viatura tenha sido abrangida por uma campanha técnica ou de recolha. Uma vez que, por regra, as campanhas técnicas revestem grande importância (porque, por exemplo, visam evitar perigo para os ocupantes da viatura e danos para a viatura) iremos contactá-lo diretamente ou indiretamente através da BMW Portugal, utilizando os dados de contacto que tenha disponibilizado, para cumprir com a nossa obrigação legal de informação.
A BMcar também trata os seus dados no âmbito desta finalidade para otimizar a sua experiência com o serviço de apoio ao cliente da BMW Group, por exemplo para o identificar corretamente sempre que entra em contacto connosco.
C. Comunicações promocionais e pesquisas de mercado baseados no consentimento (Art. 6º, n.º 1, al. a) do RGPD)
Caso nos tenha dado o seu consentimento para a utilização adicional dos seus dados, estes poderão ser utilizados em conformidade com o âmbito descrito na respetiva declaração de consentimento.
É o caso, por exemplo, do consentimento para fins promocionais (ofertas de produtos e serviços), definição de perfil individual de cliente e/ou pesquisas de mercado (não relacionadas com o contrato e/ou serviço) e, se necessário, a sua transmissão para determinados parceiros contratuais.
Poderá retirar o seu consentimento a qualquer momento, com efeitos para o futuro.
D. Cumprimento de obrigações legais a que a BMcar se encontre sujeita (Art. 6º, n.º 1, al. c), f) do RGPD)
A BMcar também irá tratar dados pessoais caso tenha obrigação legal de fazê-lo. Poderá ser o caso, por exemplo, se a sua viatura for abrangida por uma campanha técnica ou de recolha.
Os dados recolhidos são igualmente tratados tendo em vista assegurar o funcionamento dos sistemas de TI, envolvendo as atividades seguintes:
Os dados recolhidos são igualmente tratados no âmbito da gestão de compliance interno, no âmbito do qual poderemos verificar, por exemplo, se for adequadamente aconselhado aquando da celebração do contrato.
A BMcar encontra-se sujeita a uma multiplicidade de obrigações legais. Poderemos tratar os seus dados pessoais na medida do necessário para cumprimento destas obrigações, bem como transmiti-los às autoridades mediante notificação. Adicionalmente, trataremos os seus dados pessoais na medida do necessário para gestão de ações judiciais.
**
Fundamentos jurídicos para o tratamento de dados pessoais
Como é que mantemos os seus dados pessoais seguros
Utilizamos uma diversidade de medidas de segurança, incluindo encriptação e ferramentas de autenticação, para ajudar a proteger e manter a segurança, integridade e disponibilidade dos seus dados pessoais.
Apesar de a transmissão de dados através da internet ou website não poder garantir total segurança contra intrusões, nós e os nossos prestadores de serviços e parceiros comerciais envidamos os melhores esforços para implementar e manter medidas de segurança física, eletrónica e procedimental destinadas a proteger os seus dados pessoais em conformidade com os requisitos de proteção de dados aplicáveis. Entre outras, implementámos as seguintes:
Durante quanto tempo conservamos os seus dados pessoais
De acordo com o Art. 17º do RGDP, armazenaremos os seus dados apenas pelo período de tempo estritamente necessário para as respetivas finalidades de tratamento. Caso os dados sejam tratados para diversas finalidades, serão automaticamente apagados ou armazenados num formato que não permita retirar conclusões sobre a sua identidade, assim que se extinga a última finalidade específica.
– Utilização para fins de execução de um contrato
Para cumprimento das obrigações contratuais e assistência ao cliente no âmbito do mesmo, os dados fornecidos por si poderão ser conservados durante o período de vigência do contrato e – dependendo na natureza do âmbito do contrato celebrado – 10 a 12 anos após a sua cessação, tendo em vista o cumprimento de obrigações legais de arquivo, como por exemplo dos registos e documentos de suporte às operações fiscalmente relevantes nos termos da lei fiscal.
Adicionalmente, existem contratos aos quais são aplicáveis prazos de conservação superiores. Por favor consultar a secção “utilização para fins de avaliação de reclamações” infra para informação mais detalhada.
– Utilização para fins de avaliação de reclamações
Os dados que em nossa opinião sejam necessários para avaliar e prevenir reclamações contra nós ou para defesa dos nossos direitos e interesses em ações judiciais, intentadas por si ou contra si e/ou terceiros, poderão ser conservados até à data em que seja espectável que as reclamações e/ou ações judiciais possam ter inicio ou, caso tenham tido efetivamente lugar, após o trânsito em julgado da decisão respetiva.
– Utilização de fins de comunicações promocionais e pesquisas de mercado baseados no consentimento
No âmbito das finalidades em apreço, os seus dados serão conservados até ao prazo máximo de 10 anos contados a partir da recolha do seu consentimento ou do último contacto realizado (consoante o que ocorra em último lugar) e caso, dentro deste período, não tenha retirado o seu consentimento.
Com quem podemos partilhar os seus dados pessoais e como é que os mantemos seguros
Os seus dados pessoais podem ser acedidos pelos nossos parceiros contratuais, a BMW Group, para as finalidades descritas nesta Politica de Privacidade. Sendo os seus dados pessoais tratados de acordo com medidas de segurança apropriadas.
Como pode alterar ou retirar o seu consentimento
• Consentimento para comunicações promocionais:
Pode, a qualquer momento, alterar ou retirar o seu consentimento, com efeitos para o futuro. Após retirada total das suas declarações de consentimento deixará de ser contactado e de receber comunicações para as finalidades que tenha selecionado na declaração de consentimento respetiva. Pode contactar-nos através de:
Serviço de apoio ao Cliente da BMcar
Linha telefónica: 253240100 – Disponível das 10:00 às 18:00 de 2ª a 6ª feira
Email: qualidade@bmcar.com.pt
Entre em contacto connosco, os seus direitos de proteção de dados e o direito de apresentar reclamação junto da autoridade de controlo
Se tiver alguma questão relacionada com a nossa utilização dos seus dados pessoais deverá, em primeiro lugar, contactar o nosso serviço de apoio ao cliente aqui.
Adicionalmente, poderá contactar o Encarregado da Proteção de Dados aqui.
O seu exercício destes direitos está sujeito a determinadas exceções destinadas à salvaguarda do interesse público (prevenção ou deteção de crimes) ou do nosso interesse (manutenção do sigilo profissional).
Caso exerça algum destes direitos iremos proceder à sua análise e responderemos, expectavelmente, dentro de 1 (um) mês.
Caso esteja insatisfeito com a nossa utilização dos seus dados pessoais ou com a nossa resposta após o exercício de algum destes direitos, tem o direito de apresentar reclamação junto da autoridade de controlo de responsável.
•••